segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Para você que quer entrar numa academia para praticar esportes, há sempre uma dúvida: quais as atividades recomendadas aos jovens?

A maioria dos profissionais de Educação Física recomenda atividades físicas visando o desenvolvimento de várias habilidades tais como natação, Jiujitsu, judo, capoeira, basquetebol, futebol, voleibol,handebol, musculação etc. Muitos técnicos e até
mesmo alguns pais, pensam em criar um atleta precoce. Saiba que é muito difícil definir as principais características para um esporte como habilidades para velocidade, resistência ou força de um jovem de 11 ou 12 anos. Por isso o melhor é deixar o jovem livre para escolher as atividades que o agradam, para que ele consiga manter uma regularidade.

Alguns pais chegam a obrigar seus

filhos a praticar um esporte, causando traumas e afastando o jovem da atividade física. Deve-se sempre, respeitar os limites e aptidões do adolescente. Fazer exercícios é sempre importante, em qualquer idade e na adolescência pode ajudar a moldar o corpo e até mesmo a personalidade do praticante.


O ideal seria que o aluno procurasse uma academia ou clube, fizesse uma avaliação física, para conhecer o seu nível de condicionamento e aptidão física e elaborar junto ao instrutor, um programa de acordo com os seus interesses. Se o jovem já pratica algum esporte, deverá fazer um trabalho complementar. Por exemplo: se for um jogador de futebol, deverá fazer aulas de alongamento ou flexibilidade para aumentar a mobilidade articular, musculação para aumentar a resistência e força muscular e até outras atividades aeróbias, para melhor a sua condição cardiorespiratória, como natação etc...
Há muita polêmica quanto ao pré-adolescente e adolescente fazer musculação. Não existe nenhum artigo que comprove que a musculação atrapalhe o crescimento. O que nunca se deve fazer é trabalhar com carga máxima ou sub-máxima (Levantar o máximo de peso que se agüenta, como fazem os fisioculturistas). Geralmente de 11 anos para cima, desde que com o acompanhamento de um professor, a musculação pode ser feita visando um treino de resistência muscular e não de força.
O legal para prender a atenção do jovem é o circuito, que é mais dinâmico e pode-se intercalar exercícios aeróbios e exercícios com pesos leves. São casos mais raros os de adolescentes treinando, geralmente é um complemento para alguma atividade esportiva como no caso do futebol que eu citei acima, ou quando se deseja perder peso, ou mesmo, num caso de fisioterapia.

Atividades mais indicadas:

• Artes marciais;
• Esportes coletivos;
• Musculação visando um trabalho de resistência muscular;
• Natação;
• Dança;
• Corrida;
• Aulas de alongamento.



Estas atividades podem ser feitas 3x por semana, com a duração de 45 minutos a 1 hora, sempre com o acompanhamento de um professor ou de um profissional.

2 comentários:

  1. Você está bem talentoso em jogar futebol ou você quer participar de qualquer clube em
    Nigéria para levá-lo ao nível nacional e internacional,
    Atualmente estamos recrutando jogadores para clubes na Inglaterra (Aston Villa,
    Tottenham, Westhampton, Newcastle United, Watford e Chelsea) Itália,
    Alemanha, Espanha etc.
    Esta é sua oportunidade de se juntar à academia de futebol da cidade tri (TCFA) para construir você
    Up, treiná-lo em um estilo glândula e trazer o melhor em você. Para mais informações
    Chamada ou whatsapp +2348165709665 ou footballscanng@gmail.com

    ResponderExcluir