segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Exercícios Físicos e seus benefícios.



Os exercícios físicos fazem muito bem para a saúde. Isso todo mundo já sabe. O que pouca gente se dá conta é que para os jovens a atividade física tem uma importância ainda maior, pois ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento de um corpo saudável, ajuda a prevenir inúmeras doenças que se manifestam apenas anos mais tarde em pessoas sedentárias.
Nos adolescentes o exercício físico regular proporciona um melhor desenvolvimento da massa óssea, músculos e articulações, do controle do peso, do bom funcionamento do coração e pulmões, do desenvolvimento e coordenação dos movimentos e contribui também para o controle da ansiedade e depressão.
Além disso, a participação em atividades físicas permite-lhes a oportunidade de se expressarem, de desenvolverem a autoconfiança, a auto-realização, a interação e a integração sociais. A sua prática ainda favorece a adoção de comportamentos saudáveis, levando, por um lado, a evitar consumos nocivos como tabaco, álcool e drogas, e, por outro, a aderir a uma alimentação saudável, ao descanso adequado e a comportamentos de segurança.
Outro ponto positivo é que os padrões de exercício físico adquiridos na infância e adolescência são mais facilmente mantidos durante toda a vida, sendo a base para uma vida ativa saudável. Por outro lado, estilos de vida como o sedentarismo, a alimentação desequilibrada e o abuso de certas substâncias, adquiridos enquanto jovem, vão repercutir pela vida toda.

Por isso, é importantíssimo para o jovem manter-se ativo. Seja através de atividades físicas na escola ou em treinamentos esportivos,nas academias ou em centros especializados.


Veja outros benefícios ao realizar exercícios físicos.

• Melhora da composição corporal com a diminuição do percentual de gordura;
• Ajuda a evitar a obesidade;
• Ensina o jovem a ter disciplina;
• Afasta das drogas;
• Promove o relacionamento social;
• Estimula a superação e a resolução de problemas e dificuldades;
• Melhora a postura;
• Exercita tanto a independência do aluno, quanto o relacionamento em grupo;
• Aumento da força e resistência muscular, agilidade, flexibilidade, da condição cardiorespiratória etc...

2 comentários:

  1. Tbm sou de sc sou de capivari de baixo pertinho kkkk somos vizinhos praticamente

    ResponderExcluir
  2. Tbm sou de sc sou de capivari de baixo pertinho kkkk somos vizinhos praticamente

    ResponderExcluir